quarta-feira, 21 de junho de 2017

O TOURO SENTE DOR NA LIDE?


Escrevi, há dias, a propósito de touradas, que o touro de lide (o único hervíboro que, sendo atacado, não só não foge, como ataca o atacante) se auto anestesia, não sentindo dor ao ser picado. Claro que me suportei em escrito de cientista /investigador da área da veterinária, da Universidade Complutense de Madrid.
Alguns, dos soi disants anti tourada, "soltaram-me os cães" apodando-me de desumano, de cruel... etc., alguns de forma mesmo malcriada. Mas tudo bem.
Esta semana estive a ler numa revista um trabalho extenso sobre animais e chamou-me a atenção um capítulo de título: "COMPORTAMENTOS DE AUTO CURA".
E parece que posso concluir que AS OVELHAS devem ter frequentado a universidade para aprenderem a diagnosticar infecções provocadas por nematódios e procurar o respectivo remédio curativo. E os ELEFANTES também devem ter corrido os bancos escolares para aprenderem a aperceber-se de que estão próximos de parir e procurar umas folhas que induzem e apressam o parto. E, além de outros animais, uma que outra espécie de MACACO deve por lá andado a consumir professores para aprender a procurar medicação para aumentar ou diminuir a fertilidade.
A auto anestesia é, a menos que me provem o contrário, uma forma de auto medicação e auto cura. Ou não...?!

José Pinto da Silva

Comentários
0 Comentários